Blog Details

Nobreaks em tempos de chuvas: por que são importantes?

Você sabe qual a importância de utilizar nobreaks em época de chuvas para proteger a sua empresa? Se você ainda não se convenceu de que os nobreaks são essenciais, vamos dar algumas informações para você.

Antes, uma curiosidade: o Brasil é um dos países com maior índice de descargas elétricas do mundo. Segundo um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o país chega a registrar cerca de 78 milhões de quedas de raios por ano.

Além de raios que podem causar surtos elétricos e até mesmo paralisar o fornecimento de energia de grandes regiões, quando recaem sobre redes elétricas, os ventos também podem causar enormes transtornos.

Um exemplo destes impactos é que podem aproximar cabos elétricos da rede de distribuição fechando arcos elétricos. Além disso, ventos fortes podem projetar galhos e outros materiais sobre os cabos da rede elétrica, causando curtos-circuitos ou rompimento dos cabos.

Em resumo, quedas de energia ocorrem com frequência e podem causar prejuízos irrecuperáveis ao seu negócio. Para ajudar você a entender estes riscos e a prevenir os prejuízos e paradas ao seu negócio, preparamos este artigo. Acompanhe!

Algumas razões para investir em nobreaks em tempos de chuva

Se o seu negócio exige interconexão e disponibilidade para gerar receita e garantir a experiência qualificada aos consumidores, paradas inesperadas em sistemas críticos podem causar danos e prejuízos muitas vezes irreversíveis.

Podemos citar a perda de dados importantes, queda de operações financeiras, perda de vendas, entre muitos outros. E isso pode ocorrer devido a uma simples oscilação de energia consequência de um raio, por exemplo. Garantir que exista a continuidade dos negócios usando nobreaks faz toda diferença nessas horas.

Outro ponto importante é a proteção da infraestrutura elétrica, computadores, servidores e outros equipamentos contra surtos e quedas de energia. Esta é uma das principais preocupações em empresas de quaisquer portes e segmentos.

Uma simples falha, curto circuito ou queda de energia pode acarretar sérios problemas como perda de ativos críticos, de alto valor agregado, ocasionando até mesmo a completa inutilização.

Ao serem usados, com potências e modelos adequados, os nobreaks ajudam a proteger seus ativos de todas essas falhas e ainda colaboram com a longevidade dos equipamentos.

03 Cuidados além dos nobreaks

A aplicação de nobreaks é a principal ação a ser realizada para evitar os danos e riscos causados pelas chuvas. Entretanto, outros cuidados são necessários. Vamos falar sobre alguns deles:

• Manutenção preventiva

Manter a saúde da infraestrutura elétrica da sua empresa é muito importante, mesmo que ela tenha sido implementada dentro de todos os padrões de conformidade.
Por tratarmos de equipamentos e componentes que possuem tempo de vida limitado, realizar manutenções preventivas ajudam a identificar e sanar problemas, antes que se tornem imprevistos ainda maiores no futuro.

Alguns pontos importantes devem sem considerados e que reforçam ainda mais a necessidade deste procedimento, como a idade do imóvel em uso, as condições dos componentes elétricos e dos elementos que compõem todo o sistema etc.

Outros ainda são sinais mais alarmantes, como o desarme frequente de fusíveis e disjuntores, aquecimento inadequado de fios e equipamentos, entre outros. O ideal é que a manutenção seja realizada por uma empresa composta por profissionais qualificados e habilitados para a realização desse procedimento.

• Locação de Nobreaks

É uma opção econômica e estratégica para muitas empresas que desejam investir em produtos e serviços de energia. O principal benefícios desta solução é agregar valor e segurança para a infraestrutura elétrica ao mesmo tempo que proporciona economia e otimização dos investimentos.

Isto porque além de apresentar um valor fixo mensal e redução de custos operacionais, fazem parte do pacote as manutenções e atualizações preventivas, instalação e troca de equipamentos em caso de paradas ou defeitos.

• Análise de Energia

Este procedimento tem o objetivo de estudar o comportamento da energia, as possíveis falhas na qualidade do fornecimento e consumo de cargas especificas, para que sejam sugeridas e dimensionando adequado do sistema, de acordo com a sua aplicação.

São avaliados, por exemplo, níveis de tensão fornecida pela concessionária no ponto de entrega da unidade, simetria das correntes elétricas do sistema, entre outros dados importantes.
As consultorias devem ser realizadas por técnicos altamente capacitados, certificados e atualizados frente às inovações tecnológicas e que possuem vasta experiência em diversos segmentos do mercado.

Concluindo…

Manter e elevar os cuidados com energia elétrica em tempos de chuva é fundamental. Estas são apenas algumas informações para direcionar e alertar sobre os cuidados necessários. Se gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais e colaboradores.

Deixe um comentário

Open chat
Gostaria de mais informações?