Blog Details

Quais os principais tipos de nobreaks?

Provavelmente você já deve saber tudo o que precisa sobre estes equipamentos e esteja buscando informações sobre os tipos de nobreaks mais adequados para o seu negócio, não é mesmo?
Mesmo assim vale a pena reforçar que nobreaks são equipamentos eletrônicos que funcionam como fornecedores temporários de energia para estruturas críticas da sua empresa em casos de falha ou queda de energia.

Principais tipos de nobreaks

Aqui na Controlfit nós percebemos que existe muitas dúvidas sobre a aplicação dos diferentes tipos de nobreaks disponíveis no mercado e sobre as suas características.

Por meio deste conteúdo, o nosso intuito é colaborar com a sua tomada de decisões e oferecer informações breves e objetivas sobre os principais tipos de nobreaks, as aplicações e as características principais para as necessidades específicas do seu negócio. Continue a leitura!

Nobreaks standby ou off-line

Estes nobreaks garantem proteção energética mínima e por isso são indicados para aplicação em ambientes mais estáveis e que não sofrem constantes quedas.

Na falta de fornecimento de energia na rede elétrica, variação da tensão ou frequência fora dos níveis seguros, ele entra em operação e alimenta os equipamentos conectados a ele com a energia das suas baterias internas.

Um ponto importante para destacarmos é que nobreaks off-line são comercializados por valores mais baixos. Além disso, este tipo de nobreak demora um pouco mais para identificar a ausência de fornecimento de energia elétrica.

Por isso, mesmo se tratando de milissegundos, este delay pode afetar algumas peças do equipamento ou dos sistemas aos quais os nobreaks foram aplicados. Mas, uma vez que a energia esteja disponível, passa por seus circuitos de filtragem e estabilização disponibilizando energia “limpa” na saída.

Nobreaks interativos – semi senoidal

Estes nobreaks apresentam poucas diferenças em relação aos nobreaks off-line. O principal diferencial está em um componente chamado de AVR, (regulador automático de voltagem) que ajusta as mudanças na rede elétrica para proteger os equipamentos conectados a ele.

Além disso possuem estabilizadores internos onde a tensão de saída é corrigida para um valor seguro caso a tensão de entrada varie para valores que possam prejudicar os equipamentos conectados.

Quando há eletricidade, ela flui pelos circuitos de filtragem, estabilização e inversão e oferece energia “limpa” na saída e, enquanto isso, a bateria é carregada pelo inversor que fica sempre ativo. Já em situações em que há falta da energia o inversor inverte o sentido de operação alimenta a saída.

Devido a estes nobreaks possuírem a capacidade de reparar danos vindos da rede elétrica, se tornaram modelos eficientes e muito indicados para aplicação em empresas, redes de computadores e servidores simples.

Nobreaks On-line Dupla Conversão

São consideradas as melhores opções de nobreaks porque não possuem tempo de chaveamento. Ou seja, quando há falta de energia elétrica na entrada do equipamento, os nobreaks continuam operando por meio das baterias, que somente param de receber carga enquanto não há rede elétrica presente na entrada.

Devido a este diferencial são mais usados para garantir a continuidade de operações em hospitais, clínicas e máquinas muito sensíveis, como aparelhos de ultrassom mais modernos, raios-x etc. Além disso, são indicados em aplicações conjunta a geradores.

Como uma desvantagem deste processo, o nobreak online costuma gerar um pouco mais de calor. Isso ocorre porque os seus circuitos internos estão sempre “ligados”.

Perto de diversas vantagens que estes nobreaks oferecem este detalhe é apenas um ponto de atenção. Além disso os modelos de dupla-conversão estão evoluindo a cada dia se tornando cada vez mais eficientes.

Você quer saber qual tipo de nobreak é o ideal para a sua empresa? Leia no nosso artigo.

Se precisar de ajuda fale com os nossos consultores.

Deixe um comentário

Open chat
Gostaria de mais informações?